Teste Vocacional: o que é como pode ajudar a escolher a sua profissão?

O teste vocacional ajuda tanto pessoas que estão empregadas no mercado de trabalho e já possuem uma carreira profissional e desejam fazer uma transição, quanto jovens que acabaram de concluir o ensino médio! 

Preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre teste vocacional, uma forma de auxílio para conseguir descobrir com que área profissional mais combina! 

Confira a seguir: 

O que é teste vocacional?

O teste vocacional é uma ferramenta usada por quem deseja mais clareza sobre qual área profissional seguir, através de perguntas e respostas que o teste proporciona.

O meio de análise utilizado para saber qual profissão mais combina com seu perfil é um questionário, no qual há perguntas relacionadas a personalidade, habilidades, objetivos, e competências como por exemplo:

  • Quais das disciplinas a seguir você mais se interessa? 
  • Quais das disciplinas a seguir você menos se interessa?
  • Você se considera uma pessoa proativa, criativa, responsável, e comunicativa?
  • Você considera que possui facilidade para atividades em grupo?
  • Você considera que se relaciona bem trabalhando em conjunto com mais pessoas?
  • Você se considera extrovertido?
  • Você considera participativo?

As respostas para essas perguntas são disponibilizadas de múltiplas formas, permitindo a marcação de uma ou mais alternativas das que são apresentadas. 

Pra que serve um teste vocacional?

Escolher uma área de atuação profissional não é uma tarefa fácil, pois essa decisão traz consigo uma expectativa de futuro para sua carreira, por isso que o teste vocacional é uma ferramenta de auxílio bastante utilizada e importante para quem ainda está em etapa de escolha.

O teste vocacional é como um guia que contém questões que formam o passo a passo até o resultado e que podem ajudar você a se autoconhecer por meio das alternativas exibidas como opção para resposta.

Além disso, sempre é válido lembrar que o resultado final do teste não significa que é o que o você deve fazer, não é uma regra e também não possui imposições, uma vez que o mesmo é produzido somente para ajudar a esclarecer qual área profissional combina com seu perfil.

Como funciona um teste vocacional?

O modo de funcionamento do teste vocacional é online, podendo ser gratuito e também pago, já que existe a opção desses dois modelos.

O fato de poder ser realizado também de forma paga não descredibiliza os que estão disponíveis gratuitamente, não possui nenhuma relação com a qualidade e efetividade para o resultado.

Com relação ao tempo de duração a média é  30-50 minutos e, por isso, quando se decide fazer um teste, deve-se separar também um tempo para poder se dedicar e responder com seriedade as questões, uma vez que a resposta pode ajudar na decisão do seu futuro profissional. 

Quais são as vantagens de fazer um teste vocacional?

Vamos descobrir quais são as vantagens de se realizar um teste vocacional? Confira a lista a seguir com alguns dos benefícios obtidos por meio do teste: 

  1. Identificar possíveis áreas de interesse;
  2. Se autoconhecer por meio do questionário que contém perguntas relacionadas a personalidade, habilidades e competências;
  3. Identificar seus pontos fortes e fracos e assim saber onde precisa ter melhorias;
  4. Reduzir suas incertezas com relação a que área seguir;
  5. Identificar alguns pontos essenciais para o mercado de trabalho;

O teste vocacional é tido como um meio que ajuda  reduzir as incertezas e descobrir novas possibilidades, permitindo que você identifique também pontos de melhoria durante o tempo em que reponde, pois traz questões de autoconhecimento, personalidade, gostos pessoais, relacionamentos sociais e muito mais!

Faça agora o seu teste vocacional! 

Agora que você já chegou até aqui e sabe o que é um teste vocacional, para que serve, como ele funciona e quais são suas vantagens, obtenha a experiência que dá direcionamento para possíveis orientações profissionais futuras e faça agora o seu teste vocacional e descubra qual área profissional mais combina com você!

UP Cursos Grátis - Cursos Online Gratuitos

Comments are closed.